Poluição: saiba mais de cada uma existente

Aquecimento Global e Efeito Estufa: o que são e o que podemos fazer para minimizá-los
23/04/2018
Conheça os 7 tipos de usos do plástico
18/05/2018

Existem vários tipos de poluições que afetam diretamente o meio ambiente e a vida das pessoas. Mas você as conhece? No texto de hoje vamos te explicar sobre cada uma.

A poluição pode ser definida como qualquer alteração no meio ambiente feita através da introdução de substâncias ou de energias negativas e tóxicas.

Estas podem causar danos ao ecossistema atingindo os seres  vivos e humanos pela proliferação de doenças, diminuição dos recursos naturais e da biodiversidade do planeta.

A forma mais comum de poluir é feita pela a ação humana, pois produzem lixo que são descartados muitas das vezes no solo e na água. Mas também pode ser causada de maneira natural.

A seguir, vamos apresentar os principais tipos de poluição:

Poluição do ar

Ocorre com a emissão de gases poluentes, líquidos, partículas solidas em suspensão, material biológico e até energia.

Ela é causada principalmente pelas empresas e por veículos movidos a combustíveis derivados do petróleo.

Seus efeitos são diversos e atuam em escala global e local, um deles é o efeito estufa, que intensifica o aquecimento da terral.

Entenda mais sobre o efeito estufa e aquecimento global clicando aqui.

Poluição da água

É a contaminação dos cursos d’água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos aos organismos vivos.

Uma das principais causas em rios e lagos é o derramamento indevido de esgoto. Já nos mares e oceanos, é o derramamento de petróleo.

Seus efeitos são drásticos, resultando na perda de recursos naturais, mortandade de peixes, proliferação de doenças e mau cheiro. Nos mares e oceanos, além de causar a morte de espécies, afeta em grande escala o ambiente dentro e fora dos mares.

Poluição visual

Esta poluição é causada pelo excesso de publicidade no meio social, gerado por cartazes, placas, outdoors, veículos, etc. É um resultado associado ao estilo de vida da modernidade e é encontrada principalmente em grandes centros.

Ela não é um problema ambiental, mas afeta quem está ao seu redor, torna o espaço menos harmônico, aumenta o nível de stress das pessoas, desconforto, cansaço visual, entre outros.

Atualmente, tem sido muito discutida em várias cidades e em determinados locais públicos já estão sendo proibidos os excessos de informações.

Poluição do solo

Ocorre por conta do acúmulo de lixo nas superfícies, aterros sanitários e em cemitérios. O uso exorbitante de produtos químicos por seres humanos também é um agravante.

O uso de agrotóxicos para combater pragas nas lavouras, pode também causar este tipo de poluição. O excesso de resíduos tóxicos acumulados, pode tornar o local infértil, atrapalhando a agricultura e causando ainda mais problemas ambientais. Para amenizar os danos, o uso de adubos orgânicos, pode ser uma boa medida.

Poluição térmica

Este é um tipo de poluição pouco conhecida, mas que causa grande impacto ambiental. Ela é ocasionada pelo aquecimento do ar e da água usados nas usinas nucleares, termoelétricas e hidroelétricas e depois lançadas nos rios ou mares e na atmosfera. Além disto, o desmatamento, a urbanização e erosão do solo podem influenciar neste fenômeno.

A principal consequência desta poluição é a mortalidade de espécies do local, pois são acostumadas com uma determinada temperatura e afetadas por outras mais quentes ou mais frias.

Poluição sonora

O excesso de barulho causa a poluição sonora. Mesmo que este tipo de poluição não afete a natureza, é nocivo aos seres vivos e animais e considerado como crime ambiental.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualquer som que esteja além de 50 decibéis é indicado como nocivo para a saúde. Já foi comprovado que som alto pode provocar distúrbios psicológicos, físicos e mentais, como stress, insônia, agitação, mau humor, entre outros.

Um grande exemplo de concentração de poluição sonora é em cidades grandes, devido a grande quantidade de pessoas, veículos, comércios, construções, etc.

Poluição radioativa

A poluição radioativa é causada sobretudo pelas usinas nucleares que utilizam de materiais radioativos, como plutônio, cobalto, césio, urânio, entre outros.

Um acidente de uma usina nuclear pode ser fatal para todo o ambiente ao redor ou até mesmo todo o planeta.

Falar sobre a poluição e seus tipos é um assunto muito sério e necessário. Entender suas causas e efeitos despertam a atitude para encontrar alterativas para amenizar os problemas.

Mas sabemos que pequenas ações já fazem a grande diferença, como deixar de jogar lixos nas ruas e fazer a separação dos resíduos para a coleta seletiva.

E aí, o que você tem feito para combater a poluição? Conte para a gente!