Aquecimento Global e Efeito Estufa: o que são e o que podemos fazer para minimizá-los

Sustentabilidade: saiba mais
05/04/2018
Poluição: saiba mais de cada uma existente
10/05/2018

O Planeta Terra está sofrendo graves danos. Além da destruição da camada de ozônio, muitos são os gases poluentes lançados diariamente nos ares, que contribuem para o surgimento de outros fenômenos – em sua maioria, negativos. Está na hora de abrirmos nossos olhos e ajudar o Planeta.

O aquecimento global e o efeito estufa são temas discutidos todos os dias em todo o mundo. O Planeta Terra sofre com os danos que o ser humano vem causando. Vamos apresentar as diferenças entre esses dois temas e dar algumas dicas de como você pode ajudar o meio ambiente.

Efeito Estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a própria existência de vida no planeta, uma vez que ele é o responsável por manter a Terra aquecida.

O processo do efeito estufa funciona da seguinte maneira: uma parte da radiação do sol é refletida pela superfície da Terra e, depois, ela é absorvida por gases também já presentes em nossa atmosfera. Dessa forma, todo o calor é retido na própria superfície, sem poder sair para o espaço. Mas ele também pode ser causador do que conhecemos por aquecimento global, pois barra a saída de gases poluentes, deixando assim, o Planeta mais quente.

Aquecimento Global

Como o próprio nome diz, é o aquecimento do Planeta. Este por sua vez, tem causado muitos problemas como: derretimento das calotas polares, aquecimento da água do mar e também do ar, catástrofes climáticas (furacão, tufão, inundação), entre outros. Existe cientistas que acreditam que o Aquecimento global é um fenômeno natural e há também aqueles que pregam que este só está acontecendo por causa de ações humanas.

O ser humano lança na atmosfera uma quantidade exorbitante de gases poluentes, que colaboram para que tenha consequências gravíssimas.

Entre essas consequências estão:

-Desequilíbrio constante e gradativo dos nossos ecossistemas, assim como fauna e flora;

-Inundações frequentes – principalmente nos oceanos Atlântico e Pacífico;

-Derretimento dos glaciares, assim como as placas de gelo das regiões da Antártica;

-Oscilações de temperatura e tempestades frequentes;

-Aumento de regiões desérticas em todos os continentes;

-Problemas envolvendo a produção agrícola;

-Extinção em grande escala de várias espécies vegetais e/ou animais;

-Água para consumo em falta.

Tendo como base que o homem é um dos principais causadores do aquecimento global, cada um pode fazer sua parte, mas precisa ter um acordo em todos os governantes, empresas e industrias para amenizar os estragos que ainda podem ser causados. Algumas das atitudes que podem ser tomadas para que os efeitos negativos deste, para a sociedade:

-Reduzir a queima de combustíveis fósseis, principalmente nos transportes públicos, como os ônibus, por exemplo;

-Diminuir a incidência de desmatamento;

-Desenvolver novas tecnologias, como: matrizes energéticas com base vegetal, motores elétricos, tecnologias no setor energético e outros;

-Utilizar práticas renovadas na produção agrícola;

-Realizar tanto a coleta seletiva como também a reciclagem do lixo – tanto urbano como industrial;

-Recuperar o gás metano lançado em terrenos sanitários;

-Aprimorar os motores utilizados já à base de combustão;

-Lembre-se: as culpadas não são só as fábricas e indústrias, mas cada um de nós. Faça a sua parte também em casa.

Portanto, nós temos uma parcela de culpa quanto ao aquecimento global e está na hora de nos juntarmos para reparar os danos que causamos ao nosso planeta.